Você está visualizando atualmente Agentes de saúde protestam contra demissão em massa na Serra
Foto: Divulgação

Agentes de saúde protestam contra demissão em massa na Serra

Foto: Divulgação

Agentes de Saúde da Serra farão um protesto nesta sexta-feira (18) contra a demissão em massa ocorrida no município. O movimento será realizado em frente à Secretaria de Saúde da Serra partir das 8 horas. Numa decisão arbitrária, a Prefeitura demitiu em massa 50 agentes de saúde, sendo 42 de Combate a Endemias (ACE) e oito Comunitários de Saúde (ACS) na última terça-feira (15). Na prática, além de reduzir a renda de famílias da cidade, as demissões significam colocar a população do município em perigo, pois em função das áreas descobertas pela ausência dos trabalhadores(as) há risco de aumento das epidemias, como dengue, zica, chikungunya, febre amarela e raiva animal.

Mais um agravante: o prefeito enganou os agentes! Por volta do dia 25 de julho, os profissionais procuraram o Sindsaúde, pois estavam sendo chamados para exames periódicos. Na época, diretores(as) conversaram com a subsecretária de Saúde, Cristiane Stein, que negou possibilidade de demissão, informando que a Prefeitura estava apenas averiguando o bem-estar de seus servidores. Menos de um mês depois, a surpresa: os agentes (inclusive os afastados por licença médica) receberam cartas de demissão com aviso prévio indenizado para 57 dias.

O Sindsaúde tomará as medidas judiciais cabíveis e conclama a sociedade serrana a ingressar na luta para reverter as demissões. Esse é mais um ato irresponsável do prefeito Audifax, que tem colocado em risco a vida dos moradores, uma vez que a época de maior risco de contaminação pela dengue está chegando: o verão.

Os agentes de saúde devem ser valorizados por promover a saúde da população!

Material de responsabilidade da Assessoria de Imprensa – Jovânio – 99937-9791