Home » Saúde » ACE e ACS da Serra realizam protesto em frente à Secretaria de Saúde do Município
Foto: Divulgação Sindsaúde

ACE e ACS da Serra realizam protesto em frente à Secretaria de Saúde do Município

Foto: Divulgação Sindsaúde

Os agentes de saúde da Serra demitidos injustamente pela Prefeitura no dia 15 deste mês realizaram um protesto, na manhã desta sexta-feira (18), em frente à Secretaria de Saúde do município. Vestidos de preto, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) entregaram panfletos à população esclarecendo o ato irresponsável do prefeito Audifax Barcelos.  Na decisão arbitrária do prefeito, foram demitidos 42 ACE e oito ACS. Na prática, além de reduzir a renda de famílias da cidade, as demissões significam colocar a população do município em perigo, pois em função das áreas descobertas pela ausência dos trabalhadores(as) há risco de aumento das epidemias, como dengue, zica, chikungunya, febre amarela e raiva animal.

Com apoio do Sindsaúde e presença dos diretores(as) Cândida Santos, Geiza Pinheiro, Jovânio Barbosa, Alberto Nogueira e Fábio Dutra, os agentes sequer foram recebidos por representantes da Secretaria de Saúde da Serra. A informação era de que tanto o secretário Benicio Farley Santos quanto a subsecretária Cristiane Stein estavam fora de seus locais de trabalho. Os demais servidores(as) informaram que não estavam autorizados a receber ou passar qualquer tipo de informações aos agentes e aos representantes do Sindicato.

Demissões ilegais

Entre os 50 agentes que foram demitidos estão trabalhadores(as) que não poderiam ter sido desligados, caso de profissionais que sofreram acidentes de trabalho e ainda estavam em fase de reabilitação ou recém reabilitados pelo INSS. Esse é o caso da ACE Joelisia Cardoso, que tem 18 anos de serviços prestados à Prefeitura. A trabalhadora conta que sofreu um acidente de carro no trajeto do trabalho para casa e que precisou se afastar pelo INSS. Agora, na volta, recebeu a notícia de que estava demitida. “Quando entrei na Prefeitura da Serra em 2007, era totalmente saudável. Nesse tempo todo, já peguei infecção por carrapato, febre maculosa, já sofri queda e depois o acidente de carro que me deixou parcialmente sem os movimentos do meu braço direito”.

“Passei 17 anos trabalhando como ACE, levando mochila pesada, subindo morro. Depois de uma queda, não pude mais ir pro campo e estava na área administrativa. Quando eles acham

Foto: Divulgação Sindsaúde

que a gente não presta mais mandam embora”, disse, por sua vez, Celcina Alves.

Na Luta contra as Demissões

Na última quinta-feira (17), diretores do Sindsaúde estiveram na Câmara da Serra pedindo apoio para reverter as demissões. Resultado da pressão do Sindsaúde, uma comissão foi criada com a finalidade de marcar uma reunião com secretariado do prefeito Audifax. A Comissão é composta por três vereadores, cinco agentes demitidos e três diretores(as) do Sindsaúde. Caso a comissão não seja recebida pelo Secretariado no prazo de uma semana, o Sindicato vai encaminhar um conjunto de ações radicalizadas de protestos e manifestações.

Além disso, desde o dia da demissão, o Jurídico do Sindicato está reunindo todos os documentos necessários para entrar com ações em favor dos profissionais demitidos. Além disso, uma reunião foi agendada para segunda-feira (21) às 9 horas, na qual serão tomados encaminhamentos para fortalecer a luta e adotar as medidas em favor da categoria. “É inaceitável que os trabalhadores sejam dispensados sem nenhuma justificativa, expondo a população ao risco de contaminação por doenças endêmicas”, disse o diretor Jovânio Barbosa.

Por volta do dia 25 de julho, os profissionais procuraram o Sindsaúde, pois estavam sendo chamados para exames periódicos. Na época, diretores(as) conversaram com a subsecretária de Saúde, Cristiane Stein, que negou possibilidade de demissão, informando que a Prefeitura estava apenas averiguando o bem-estar de seus servidores.

Material de responsabilidade da Assessoria de Imprensa do Sindsaúde

Share

Sobre Jornalista D'Lourdes

Veja tambem

População serrana reclama do descaso na saúde

O Sistema único de Saúde (SUS) está um caos em todo o país. Porém, no …

Share
%d blogueiros gostam disto: