Na Serra: 35ª Vitória Stone Fair

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Cidade
Abertura da 35ª Vitória Stone Fair

Neste dia 26/02, no Pavilhão de Carapina na Serra, aconteceu à abertura do 35º Vitória Stone Fair, com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB), do Prefeito da Serra Audifax Barcelos (PSB) e do Presidente do Sindirochas – Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais Samuel Mendonça.

A Stone Fair é a maior feira de rochas ornamentais da America Latina e cresce a cada ano com a presença de empresários de varias partes do mundo que vem a Serra conhecer de perto nossa produção e também equipamentos destinados ao setor extrativista.

No ano de 2012 a Serra foi o município capixaba que obteve o maior volume de exportação de rochas ornamentais, atingindo um valor de US$ 237.175.598 (duzentos trinta e sete milhões, cento e setenta e cinco mil e quinhentos e oito dólares), seguido por Cachoeiro de Itapemirim com pouco mais de 203 milhões de dólares.

Estas informações nos mostram a importância do setor extrativista para o município da Serra e para o Estado do Espírito Santo. A Serra dispõe de mais de 27 milhões de metros quadrados para a implantação de empreendimentos além de incentivos municipais, estaduais e infraestrutura necessária para o setor.

Governador Casagrande, Vereador Basílio da Saúde, Guto Lorenzoni, Jorjão

Presente a solenidade de abertura da Stone Fair 2013, o Vereador Basílio da Saúde (PP),  falou ao serra Noticias sobre a importância da realização da feira aqui em nosso município. Segundo o Vereador, a Serra é a cidade que mais cresce no Brasil e por isso o número de pessoas que escolhem a cidade para morar e trabalhar tende a crescer, e é fundamental o incentivo às empresas geradoras de vagas para suprir a demanda de oportunidades de trabalho.

O Prefeito Audifax Barcelos agradeceu a presença de todos os visitantes e falou sobre a nossa cidade e as condições propicias para a implantação de mais empresas. Segundo o Prefeito a Stone Fair é um grandioso e importante evento, que coloca a cidade no cenário mundial de rochas ornamentais.

“A Serra é o maior exportador de rocha ornamental do estado e em 2012, obteve um acréscimo no volume de exportações de 12,8% em relação ao ano de 2011. A cidade também é a segunda em numero de empresas de beneficiamento de mármore e granito, com mais de 120 empresas instaladas, um mercado prospero que registrou um crescimento de 6 (seis) por cento nas vendas internacionais em 2012, alem disto, com as obras no setor de  construção civil programadas para atender a realização da Copa de 2014, há expectativas de aumento das vendas no mercado interno”. Pontuou o Prefeito Audifax Barcelos.

Prefeito da Serra Audifax Barcelos

Segundo Audifax Barcelos a sua Administração atenta às oportunidades de desenvolvimento sustentável está concentrando esforços para melhorar a gestão de recursos públicos, para construir um ambiente favorável aos negócios e a grandes investimentos na Serra.

A feira Vitória Stone Fair 2013 que acontece de26 de fevereiro a 01 de março já é um sucesso e supera as realizadas anteriormente em nossa cidade. Com previsão de receber mais de 25 mil pessoas e expositores nacionais e internacionais.

.

Titulo de Cidadão Espírito-santense para Dr. Fernado Coura - Presidente do Ibram

Na solenidade de abertura o Governador Renato Casagrande entregou o titulo de Cidadão Espírito-Santense ao Dr. José Fernando Coura, Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram. O Titulo de Cidadão Espírito-Santense é outorgado a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Estado e do Brasil.

O novo Cidadão Espírito-Santense Dr. José Fernando Coura agradeceu ao titulo recebido e disse já ter uma grande ligação com o Estado do Espírito Santo, elogiou a atuação do estado na exportação de rocha ornamental e ao Sindirochas. De acordo com ele, o Espírito santo é a porta de entrada e saída de Minas Gerais através de nossos portos.

O Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande assinou decreto que introduz alteração no regulamento no imposto sobre operações de circulação de mercadorias e prestação de serviços de transportes interestadual e intermunicipal de comunicação do estado do Espírito Santo, introduzindo imposto de período nas aquisições destinadas ao beneficiamento de rochas ornamentais.

Em seu discurso o Governador falou sobre os desafios que o estado enfrenta e a sua intensa busca por melhorias, principalmente no que tange a mobilidade. Anunciou a sua ida a Brasília buscar investimento junto ao Governo Federal. Anunciou os recursos conseguidos para a construção do contorno do Mestre Álvaro na Serra, uma importante obra que irá facilitar a circulação de mercadorias. De acordo com o Governador,  o Brasil acaba passando no centro da Serra através da BR 101 que é uma via urbana e com isso traz grandes contratempos.

“O Estado do Espírito Santo é o estado mais globalizado do Brasil com uma atividade econômica vinculada ao mercado exterior e com a Stone Fair, a maior feira de rochas ornamentais da América Latina que cresce a cada ano reunindo matéria prima capixaba de alta qualidade, tecnologia de ponta no processamento e oportunidades de negócios”. Pontuou o Governador.

Casagrande e prefeito Audifax visita stands na feira

Acompanhado de lideranças políticas serranas, capixabas e de todo o Brasil, empresários e personalidades, o Governador Renato Casagrande realizou um passeio pelos stands montados na 35ª Vitória Stone Fair e elogiou a realização do evento.

Feiras como esta é de fundamental importância para o Estado Capixaba e principalmente para a cidade de Serra. Uma cidade que alem da vocação turística com suas maravilhosas praias, suas serras e seu circuito do agronegócio, tem a vocação industrial com grandes empresas instaladas aqui.

..

Mais fotos em nossa página no Facebook (click aqui)